Missão Dada!

LilySlim Weight loss tickers

sábado, 12 de novembro de 2011

Perda de Força?

Vou dormir hoje encasquetada com uma duvida, até vou conversar sobre isso com meu médico no dia da consulta. 
A minha vizinha, ela operou de bariatrica a um ano, e hoje durante as muitas conversas que a gente trava, ela me disse que "perdeu as forças" literalmente depois da cirurgia. Me disse que ela não consegue siquer pegar um balde de água cheio. Eu argumentei do jeito que pude, dizendo que talvez esse seja um quadro isolado, mas ela teimando que a médica dela afirmou que não. E que um cara, que também havia feito bariatrica, mesmo malhando pesado sentia que não tinha mais a mesma força que antes. E mais, ela me disse que perde-se até 40% da força. Acho isso pouco provável, porque de tudo o que eu já li NADA FALA SOBRE ISSO. 
Falei com ela que ela devia fazer musculação, que no grupo que eu participo na internet sobre redução de estomago, muitos praticam esportes e não reclamam de perda de força. Às vezes uma anemia,  uma preguiça, as vezes o Dumping, mas perda de força nunca. Disse a ela que ela devia procurar um personal, falar com ele, tentar fazer musculação. Eu sei que tentei  de todas as formas demove-la dessa ideia que redução de estomago causa fraqueza de forças mesmo. Coloquei a culpa na anemia e tals, mas ela não, 'é por causa da bariatrica'. E mais, ainda dizia: - Isso vai acontecer com você! 


Foi ai que eu disse que eu NÃO TENHO MAIS TANTA FORÇA HOJE QUE SOU GORDINHA DO QUE ANTES, QUANDO EU ERA MAGRA. 


Gente, eu argumentei de todos os jeitos, mas ela não quer mais acreditar. Sabe o que me passou? De que ela procurava desculpas para não fazer as coisas... algo assim... detesto ter esse tipo de pensamento a respeito dos outros. O pior, é que ela disse categoricamente que a "Carteirinha de Paciente Bariatrico, que está pra ser lançada, vai ser por conta da "Fraqueza" descomunal que ela afirma que todo reduzido tem. O maior problema da minha vizinha, é que eu acho ela meio hipocondríaca, sempre achei. Ela sempre teve uns negócio, uma mania de doença, seguia as prescrições médicas a risca... ela tomou tudo o que tinha que ser tomado, ela fez toda a dieta que a nutricionista passou, eu sei que ela é rigorosa com tudo isso, mas tem horas que ela tem cada ideia.


Falei com ela que a Carteirinha, ao meu ver, tem o intuito de alertar em um caso de emergência que a pessoa tem uma certa limitação, até mesmo alimentar, ou que tipo, que não tomem um susto ao notar que o estomago é menor que o do resto do mundo, como é o caso de uma alergia por exemplo.   


E ela? NAAAAAAAADA!


Fiquei com cara de pastel, e por fim, deixei ela falando, falando, falando... e eu pensando o quanto aquilo tudo me irritava, como ela podia ser uma pessoa inteligente e no entanto tão desinformada. Levei essa questão para o grupo, vou ficar esperando a resposta. Torço para que seja mesmo um caso isolado. Detalhe, eu ainda tentei colocar pra ela que a mobilidade do gordo melhorar e muito depois da cirurgia, e ela disse que não é disso que ela estava falando, portando, era da força mesmo. 


Sei que o grupo tem pessoas experientes e até médicos, e espero realmente que alguém me dê razão, eu não posso ter lido errado? Posso???


Bem, enquanto isso, fica a dica e o que farei: DEPOIS QUE O MÉDICO ME LIBERAR VOU CORRER PARA UMA ACADEMIA E MALHAR PESADO! 


Beijos


Chris Dnz

Um comentário:

Chris Dionízio disse...

Resposta da Doutora Jacqueline Rizzolli:

► Fraqueza extrema ou perda de forças é muito raro de ocorrer e é devido, na maioria das vezes, a deficiência de vitamina B1 (tiamina), mais comum em pacientes que não tomam suplemntos vitamínicos e que não fazem injeções mensais de citoneurin (que contém B1, B6 e B12), também mais comum em pacientes que vomitam muito seguido (perdem nutrientes importantes da alimentação) e nos que cosomem muita bebida alcoólica. Se a pessoa segue corretamente as orientações alimentares, toma todas as vitaminas recomendadas, faz atividade física (principalmente musculação), nunca ou raramente consome bebidas alcoólicas e não vomita com frequencia, não há nenhum motivo para ter fraqueza decorrente da cirurgia...pelo contário, a maioria dos nossos pacientes se sente muito mais disposto e com mais força e energia do que quando eram obesos mórbidos...

 
;